23 de setembro de 2017

I GUERRA MUNDIAL


A Primeira Guerra Mundial ou A Grande Guerra, foi um conflito bélico centrado em solo Europeu com a participação de todos os continentes, mas para entender o porquê deste conflito é necessário saber o que estava ocorrendo no período "pré-guerra". 
O início do século XX foi marcado por grandes inovações tecnológicas e culturais, a globalização tomou um forte impulso com os novos meios de transporte e comunicação, porém em contrapartida, havia impérios com suas tradições arcaicas.  
Os países imperialistas com suas expansões coloniais faziam sua economia crescer, mas também gerava pobreza entre os imigrantes. O nacionalismo de cada potência também influenciou no colapso das relações internacionais e formação de blocos de poder que eram a Tríplice Aliança, formada pelo o Império Alemão, Império Austro-húngaro e a Itália, e a Tríplice Entente, formada pela Inglaterra, França e Império Russo. 
A Alemanha era uma nação que estava crescendo muito e, de certa forma, desestabilizando outros e reascendendo sua rivalidade com a França, que perdeu terras como a Alsácia Lorena na Guerra Franco-Prussiana, Inglaterra e Rússia.   
Já o Império Austro-húngaro, com o movimento pangermanista, tinha um grande repúdio ao Império Russo e ao movimento nacional eslavo, e a ideia de formar a Grande Sérvia com a junção da Bósnia e da Sérvia. 
Apesar de todos os conflitos presentes a Europa buscava manter a Belle Époque, porém em 28 de junho de 1914, o Arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um estudante bósnio que era favorável a ideia da junção das nações eslavas e contrário ao domínio Austríaco, e assim eclodiu a Guerra que acabaria com as guerras. 
Em represália ao assassinato do Arquiduque o exército austro-húngaro invadiu a Sérvia, a Rússia posicionou seu exército para a guerra, a Alemanha declarou guerra à França e a Rússia, o Império Austríaco declarou guerra à Rússia, a Inglaterra declarou guerra à Alemanha e a França invadiu a Bélgica. E pela primeira vez uma guerra tomaria proporções mundiais. 
A Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em três fases sendo a primeira delas a guerra de movimentos, que houve vitórias e derrotas de ambas os tríplices ocasionando um equilíbrioDe 1915 a 1916 a guerra de trincheiras é instaurada, onde cada lado conquista território palmo a palmo, as mortes dessa época foram causadas não somente pela guerra, mas também pelas péssimas condições de higiene dentro das trincheiras, nesta mesma época a Itália rompe com tríplice Aliança e vai para a Entente.  
Em 1917/ 1918 há a presença de dois elementos decisivos: a Rússia se retira da guerra por questões internas e o EUA entra em seu lugar, reforçando a Tríplice Entente a assim vencendo a Guerra. 
Com o fim da guerra, os países vencedores propuseram um acordo aos perdedores, que foi o Tratado de Versalhes. A Alemanha foi condenada como principal causadora da guerra tendo que ceder suas terras aos países aliados a Entente, entregar seu material bélico, pagar uma exorbitante indenização e teve seu exército reduzido.  O que era antes uma grande potência, agora era um dos países mais endividados. 
Houve também a Liga das Nações, organização que tinha como objetivo resolver conflitos de forma pacifica, criada pelos países vencedores da Primeira Guerra Mundial, porém não teve muita eficácia já que anos mais tarde temos a Segunda Guerra Mundial, causada justamente pelas tensões provocadas pelos acordos de paz. 

Alguns filmes que retratam a Primeira Guerra Mundial:

1. Cavalo de Guerra.
Drama | 2h 27min | Sinopse:
Ted Narracot (Peter Mullan) é um camponês destemido e ex-herói de guerra. Com problemas de saúde e bebedeiras, batalha junto com a esposa Rose (Emily Watson) e o filho Albert (Jeremy Irvine) para sobreviver numa fazenda alugada, propriedade de um milionário sem escrúpulos (David Tewlis). Cansado da arrogância do senhorio, decide enfrentá-lo em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado para os serviços de aragem nas suas terras. O que ele não sabia era que seu filho estabeleceria com o animal um conexão jamais imaginada. Batizado de Joey pelo jovem, os dois começam seus treinamentos e desenvolvem aptidões, mas a 1ª Guerra Mundial chegou e a cavalaria britânica o leva embora, sem que Albert possa se alistar por não ter idade suficiente. Já nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e donos diferentes, mas o destino reservava para ele um final surpreendente.
Trailer:

2. Lawrence da Arábia.
Aventura, Biografia | 3h 36min | Sinopse:
Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O'Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.
Trailer:

3. Glória Feita de Sangue.
Drama | 1h 28min | Sinopse:
Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.
Trailer:

4. Gallipoli.
Drama | 1h 51min | Sinopse:
Archie Hamilton é uma das maiores promessas das pistas de corrida da Austrália. Durante uma competição ele faz amizade com Frank Dunne. Unidos pelo idealismo, os dois alistam-se no exército, em 1915, sem ter a mínima noção do horror que enfrentariam na luta contra os turcos, na trágica e lendária batalha de Gallipoli, durante a Primeira Guerra Mundial.
Trailer:


5. Nada de Novo no Front.
Drama | 2h 13min | Sinopse:
Um grupo de jovens alemães é convencido por um professor a se alistarem no exército. Eles ficam muito entusiasmados com a ideia de lutar por seu país durante a Primeira Guerra Mundial, pois parece uma chance de viver novas experiências e provar para a sociedade o quanto são corajosos e patriotas. Paul (Lew Ayres) é um dos mais animados, porém, ao chegar no front o rapaz percebe que não há nada de honroso em matar seres humanos. Assim, a guerra tranforma aqueles jovens idealistas em pessoas marcadas pelo horror.
Trailer:

Gostou do post? Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários!

Um comentário:

  1. Sou apaixonada por história, e pelas grandes guerras. Agora estou apaixonada também pelo seu blog. Parabéns pelo seu trabalho! ❤️

    ResponderExcluir

FLORES DE OUTUBRO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.