25 de outubro de 2017

A GRANDE DEPRESSÃO NORTE AMERICANA


Quando se fala do período entre guerras, é muito importante ressaltar o Crash de 29. Após a Primeira Guerra Mundial, as grandes potências Europeias diminuíram drasticamente sua produção e consumo, já que estavam num período de reconstrução, sendo assim o Estados Unidos se tornara a economia mais importante do mundo. A Crise de 1929 foi um crash econômico que afetou todo o mundo, levando milhões de pessoas ao desemprego. 
O principal fator que contribui para a Depressão norte-americana foi expansão de crédito, emitido pelo Federal Reserve System desde 1924. Com sua produção e venda em larga escala, além de vender era oferecido crédito aos compradores, e sempre que havia uma recessão econômica o Estado aplicava mais crédito, seja ele em títulos da Bolsa de Valores ou em dinheiro, "reparando" os danos econômicos. 
Sendo assim, as pessoas investiam na Bolsa, com o falso sinal de crédito, expandiam seus negócios, aumentavam salários, e investiam mais ainda. Isso acabou gerando uma "bolha inflacionária", em 1929, já sobre outro governo, os EUA se via num grande colapso econômico, já não era possível esconder que havia muitos erros, havia muito dinheiro circulando, mas não passava de crédito, o que antes era investimento, agora se transformara em dividas, mais cedo ou mais tarde a nação entraria em crise. 
Em 24 de Outubro de 1929, também conhecido como Quinta-feira Negra, houve uma grande queda, e era só o começo do período de recessão econômica, foi decretada a falência de diversas empresas, desde o setor industrial até o setor agrícola, a pobreza se espalhou por todo os EUA, e o estilo de vida norte americano teve que ser abandonado, além disso vários outros países parceiros econômicos dos EUA também sofreram, como Reino Unido, Canadá, Alemanha, Austrália, França, e um claro exemplo foi o Brasil que queimou café para não entrar em crise comercial também. 
Essa crise estendeu-se pela década de 30, mesmo com o New Deal de Roosevelt, a economia norte-americana voltou a se expandir com a Segunda Guerra Mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLORES DE OUTUBRO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.