1 de junho de 2017

EGITO ANTIGO


O Egito é um território geograficamente isolado, no Antigo Egito seu governo era teocrático, os egípcios acreditavam que toda a felicidade e prosperidade do reino dependiam do Faraó, que era considerado filho de Amon-Rá, o deus-sol e encarnação de Hórus, o deus-falcão. Ele era o responsável pela organização e comando dos exércitos, cuidava também da economia e da justiça. 
A nobreza egípcia era formada por parentes do faraó, sacerdotes, alto funcionários do palácio, chefes administrativos e oficiais do exército. A "camada inferior" era formada por camponeses, artesãos e escravos.
Sendo de crença politeísta, os egípcios acreditavam em vários deuses antropo-zoomórficos (feição humana e animal), sendo alguns deles: Osíris, Íris, Set, Hórus, Amon e Rá.
A crença na imortalidade fez com que eles desenvolvessem técnicas de mumificação: para os egípcios a morte apenas desprendia a alma do corpo, então era necessário que o corpo fosse conservado para que houvesse esse encontro pós morte, entre corpo e alma, imortalizando o indivíduo. A técnica consistia em extrair as vísceras, banhar o corpo numa mistura de água e carbonato de sódio, colocar substâncias aromáticas dentro do corpo, para evitar a deterioração, envolviam o corpo em faixas com cola para evitar o contato com o ar e era guardado em sarcófagos. Os túmulos variavam de simples covas a grandes edificações subterrâneas, dependendo de sua classe social.
Os estudos feitos pelos egípcios foram de grande importância para os destacarem e ajudarem outras civilizações. Dentre eles estavam Matemática, Geometria, Astronomia e a Medicina. Eles realizavam o cálculo da raiz quadrada, das frações, da área de círculos e trapézios. Dividiram os anos em estações, sendo elas: a Cheia, o Inverno e o Verão; Construíram o relógio d'água e o calendário solar, dividindo os anos em 365 dias, os meses em 3 semanas, as semanas em 10 dias e os dias em 24 horas. Tiveram progressos razoáveis na Medicina, tendo conhecimento do sistema circulatório, de infecções dentárias e oculares e cirurgias até mesmo no crânio.
Todo o conhecimento egípcio foi semeado em outras civilizações com sua escrita, que é dividida em três: a Hieroglífica, usada em túmulos e templos, a Hierática uma versão simplificada da anterior e a Demótica que era utilizada popularmente.
A cultura egípcia contribuiu muito para outras civilizações mas pouco tomou emprestado para seu próprio avanço, sendo assim até hoje uma das civilizações mais originais. 


Alguns filmes que retratam o Império Egípcio:

1. Êxodo: Deuses e Reis.
Ação | 2h 31min | Sinopse:
Uma adaptação da história bíblica de Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O profeta Moisés, nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele deve enfrentar a travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho.
Trailer:

2. A Múmia:
Aventura | 1h 51min | Sinopse:
Na Mesopotâmia, séculos atrás, Ahmanet tem seus planos interrompidos justamente quando está prestes a invocar Set, o deus da morte, de forma que juntos possam governar o mundo.  Mumificada, ela é aprisionada dentro de uma tumba. Nos dias atuais, o local é descoberto por acidente por Nick Morton e Chris Vail, saqueadores de artefatos antigos que estavam na região em busca de raridades. Ao lado da pesquisadora Jenny Halsey, eles investigam a tumba recém-descoberta e, acidentalmente, despertam Ahmanet. Ela logo elege Nick como seu escolhido e, a partir de então, busca a adaga de Set para que possa invocá-lo no corpo do saqueador.
Trailer:

3. O Príncipe do Egito.
Animação | 1h 39min | Sinopse:
No Egito antigo, quando os hebreus lá viviam como escravos e o faraó Set, temendo o constante nascimento de crianças hebreias, pois no futuro poderiam se tornar uma força que ameaçasse seu poder, ordena que todos os bebês hebreus do sexo masculino sejam afogados. Uma hebreia se desespera ao ver que seu filho poderá ser morto e, para salvá-lo, o coloca em uma cesta no rio. A criança acaba sendo encontrada pela rainha, assim Moisés criado como irmão de Ramsés, o herdeiro do trono de Set. Os dois crescem e se tornam grande amigos, mas Moisés acaba descobrindo sua origem, decide abandonar o palácio e libertar os hebreus, para levá-los para a Terra Prometida.
Trailer:

Gostou do post? Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários!

7 comentários:

  1. Oi Grazi, sempre amei esse lance de egito, lembro de ficar viajando nas aulas de história quando o tema era esse. Em relação aos filmes, já vi O Principe do Egito e Exôdo, já esse novo filme A Múmia, ainda não vi.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Apesar de gostar muito de história, o Egito Antigo não me atrai muito :O sempre escolho filmes com temática mais histórica e tal, mas agora que parei para analisar, não tenho tanto filme do tipo na bagagem HAHA post bem legal, completo (:

    ResponderExcluir
  3. Nunca gostei muito dessas histórias/filmes sobre egito e antiguidade. Seu post é tão cativante que deu uma vontade de conhecer sobre! Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Eu sou completamente apaixonada pelo Egito...amo todas as histórias e tudo que é relacionado. Já assisti A múmia não sei quantas vezes kkk mas eu amo demais ♥

    ResponderExcluir
  5. Amei, o principe do egito, fiquei interessada, aproveitando que você deixou o trailer, vou pesquisar ele completo! beijoos
    https://bloganaaoliveiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Deve ser muito interessante conhecer de perto um local tão cheio de história como o Egito!

    ResponderExcluir
  7. Local cheio de história. Confesso que não curto muito essas coisas históricas, tenho receio, mas adorei assistir ao filme êxodo.

    ResponderExcluir

FLORES DE OUTUBRO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.