27 de abril de 2017

GUERRA FRIA


A Guerra Fria foi um conflito político e econômico, e também uma corrida militar, que teve inicio após a Segunda Guerra Mundial e durou até o início dos anos 90. Esse período foi marcado por diversas disputas entre o Ocidente (capitalista) e o Oriente (socialista). 
Com o inicio da corrida armamentista, que visava a construção de um material bélico nuclear, e foi um dos motivos para a guerra indireta. Os norte-americanos queriam manter sua soberania, enquanto que a União Soviética queria implantar o socialismo e acabar com a hegemonia americana.
Durante esse período, ambos os lados criaram aliados e artifícios para se mostrar superior ao outro. A OTAN e o Pacto de Varsóvia foram criados com o intuito de unir forças militares, ou seja, colaborar de forma mútua com os países integrantes, os protegendo e enviando forças caso fossem atacados. Participaram da OTAN, ou Organização do Tratado do Atlântico Norte, Estados Unidos, Canadá, Alemanha Ocidental, Portugal, Itália, Noruega, Dinamarca, Islândia, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França e Reino Unido. O Pacto de Varsóvia teve como seus integrantes a URSS, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polônia, Tchecoslováquia e Romênia.
Como cada país buscava mostrar a sua grandeza, investimento em propaganda e tecnologia foi primordial na Guerra Fria. E isso foi mostrado, claramente, durante as Corridas Espaciais, que resultou com a chegada do homem a Lua, dando a vitória aos norte-americanos
Apesar dos Estados Unidos e a União Soviética não terem um confronto direto, foram causadoras de outras guerras como a Guerra do Vietnã, a Guerra das Coreias e a Guerra do Afeganistão, já que ambos apoiaram grupos, dos quais tinham interesses econômicos.
Um dos grandes símbolos da Guerra Fria foi o Muro de Berlim, construído em 1961, para dividir a Alemanha capitalista da Alemanha socialista, isso fez com que ninguém pudesse migrar de um lado para o outro, e quem tentasse passar era assassinado. Derrubado em Novembro de 1989, pelos próprios moradores, a queda do muro marcou o início do enfraquecimento do oriente socialista, e em 1991 o colapso da URSS, juntamente com "fim" da Guerra Fria.

Alguns filmes que retratam a Guerra Fria:

1. Atômica.
Acão | 1h 55min | Sinopse:
Lorraine Broughton, uma agente disfarçada do MI6, é enviada para Berlim durante a Guerra Fria para investigar o assassinato de um oficial e recuperar uma lista perdida de agentes duplos. Ao lado de David Percival, chefe da localidade, a assassina brutal usará todas as suas habilidades nesse confronto de espiões.
Trailer:

2. Adeus, Lênin!
Comédia Dramática | 1h 58min | Sinopse:
Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner  passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander, temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.
Trailer:

3. Boa noite e Boa sorte.
Drama | 1h 33min | Sinopse:
Edward R. Morrow é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.
Trailer:

4. Dr. Fantástico.
Comédia | 1h 35min | Sinopse:
Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos "vermelhos". Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial.
Trailer:

5. 13 dias que abalaram o mundo.
Suspense | 2h 25min | Sinopse:
Em outubro de 1962 um avião U-2, que fazia vigilância de rotina, tira fotos revelando que a União Soviética está em processo de colocar uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. Estas armas terão a capacidade de destruir em minutos a maior parte do leste e sul dos Estados Unidos quando ficarem operacionais. O presidente John F. Kennedy e seus assessores têm de pôr um plano de ação contra os soviéticos. Kennedy está determinado em mostrar que ele é forte o bastante para resistir a ameaça, e o Pentágono aconselha o exército dos Estados Unidos a contra-golpear, o que poderia levar a uma outra invasão norte-americana em Cuba. Entretanto, Kennedy está receoso em levar a cabo esta operação, pois uma invasão norte-americana poderia fazer com que os soviéticos partissem para a retaliação na Europa. Por treze dias o destino da humanidade esteve nas mãos de um grupo reunido no salão oval na Casa Branca, pois a possibilidade de uma guerra nuclear era real e navios soviéticos rumavam para Cuba levando o material que faltava para terminar a plataforma de lançamento, que estava sendo construída em ritmo acelerado. Com a situação cada vez mais tensa, qualquer ato impensado poderia provocar um conflito armado com grandes consequências.
Trailer:

Gostou do post? Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários!

3 comentários:

  1. Seu blog é muito amorzinho, adorei!
    Interessante esse tipo de postagem. Ainda não tive a oportunidade de assistir nenhum desses filmes, meu namorado é que iria gostar, ele adora filmes assim. Ótimas dicas, parabéns pelo conteúdo!

    Beijos e sucesso!
    www.deixameser.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ai, guria, pensa numa coisa que eu gosto: História ♥ Guerra Fria é um dos períodos históricos que eu mais gosto, mas como todo mundo, eu tenho minha queda pela Segunda Guerra Mundial. "Adeus, Lenin" é um dos filmes que estão na minha listinha pra ler e ainda não foi HAHAHA

    ResponderExcluir

FLORES DE OUTUBRO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.