4 de maio de 2017

MARIE CURIE



Nascida em 1867 na Varsóvia, Polônia, Marie Sklodowska Curie foi uma grande cientista polonesa e pioneira na área da radioatividade.
Marie se formou aos 15 anos e trabalhou como professora até poder ir continuar a estudar em Paris, onde seus pais a encorajaram a estudar ciência. Sendo bacharel em Física e Matemática pela Universidade de Sorbonne, onde mais tarde seria classificada para o mestrado em Física e Matemática e lecionaria.
Em 1895 conheceu Pierre Curie, com quem se casaria um ano depois. Marie descobriu um novo elemento radioativo (termo criado por ela), o polônio, do qual veio à público em 1898. Seguindo com as pesquisas, juntos eles descobriram um novo elemento radioativo, o rádio. Com as ambas as descobertas, em 1903, Marie Curie e Pierre Curie, ganharam o Prêmio Nobel em Física e incentivaram muitos cientistas a estudar o assunto na época, assim revolucionando a ciência e a medicina.
Com a morte de Pierre, em 1906, Marie deu continuidade em seus pesquisas radioativas, principalmente para ajudar a medicina. Em 1911, ela recebeu seu segundo Prêmio Nobel, desta vez em Química, pelos seus avanços com o rádio, e se tornou membro associado da Academia de Medicina.
Marie faleceu em 1934, a causa dada foi leucemia, causada pela longa exposição aos elementos radioativos que trabalhou.


“Eu faço parte dos que pensam que a Ciência é belíssima. Um cientista em um laboratório não é apenas um técnico, ele é também uma criança diante de fenômenos naturais que o impressionam como um  conto  de  fadas.  Não  podemos  acreditar  que  todo  progresso  científico  se  reduz  a mecanismos, máquinas, engrenagens, mesmo que essas máquinas tenham sua própria beleza” - Marie Curie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLORES DE OUTUBRO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.