8 de abril de 2017

Minha experiência com TEATRO


Desde criança tive uma grande admiração por teatro, adorava assistir peças teatrais. Sempre admirei a coragem dos atores de subir no palco, na frente de centenas de pessoas, e fazer umas das coisas mais belas que existe: atuar. 
Confesso que em parte da minha infância tive o sonho de ser atriz, porém foi coisa de momento. Eu mal conseguia falar em seminários, então atuar não seria algo de meu alcance.
No final de 2015, conheci uma companhia de teatro da cidade e, depois de muita insistência de meu namorado, comecei a estudar teatro em 2016. 
Sempre imaginei que seria um lugar cheio de roteiros e um círculo vicioso de "decore e interprete", afinal, não conhecia o teatro internamente e tinha como base filmes hollywoodianos, quem não?
Chegar lá e encontrar pessoas buscando mostrar outras identidades dentro de si mesmo foi chocante, no bom sentido. Durante todo o curso, todas as aulas foram práticas e com certeza essa é a melhor forma de aprender. 
O fato de ser tímida faz com que meu tom de voz seja emitido mais baixo do que já é. Exercícios para falar de si mesmo e conhecer outras pessoas, o motivo de estarem no teatro, me ajudaram tanto. A forma que o teatro me ajudou é indescritível.
Em meados de Julho e Agosto, o professor de teatro que era diretor da mesma companhia que conheci, deixou em aberto um convite para ser contrarregra, eu me candidatei meio que no automático, porque eu queria conhecer a companhia, eu queria explorar mais o teatro e eu consegui a vaga. Os primeiros ensaios foram tranquilos, pude conhecer muita coisa do teatro musical, pelo qual sou complemente apaixonada agora.
Continuei com as aulas e em novembro apresentamos uma esquete como conclusão de curso. Foi agonizante se apresentar para poucas pessoas, e mesmo não sendo personagem do musical da companhia, imaginar que eu estaria no mesmo palco onde vi atores, os admirava e me perguntava como eles tinham coragem de estar lá, na frente de centenas de pessoas, me dei conta do plot twist que ocorreu na minha vida.
Conforme a data da apresentação de aproximava, eu buscava me manter relaxada, até porque a ficha que iria estar no palco de um teatro renomado não havia caído ainda. Quando o grande dia chegou, eu simplesmente não conseguia sentir nada de tão ansiosa. As horas pareciam não passar e quando vi tantas pessoas, eu senti tanta coisa, e tive uma certeza: o teatro mudou a minha vida. A apresentação foi linda, cheio de erros e nervosismo, mas maravilhosa.
Não posso dizer que o teatro resolveu todos os meus problemas internos mas me ajudou com a maioria deles, principalmente a ter um pouquinho mais de confiança em mim mesma, me fez ver a vida e os meus problemas de uma forma totalmente diferente. E agora eu posso, finalmente, afirmar que não sou mais a mesma, eu sou melhor, eu estou melhor.
A arte me salvou, salvou muitas pessoas. Muitos ainda tem vergonha ou medo mas se entregue ao que te faça feliz ou bem, pois isso pode ser uma das únicas coisas de que não irá se arrepender.

5 comentários:

  1. Nossa que linda sua história.. Eu sempre achei o teatro incrivel, sempre quis fazer, mais sempre tive medo também, eu esqueço as coisas muito rapido, ou seja ia esquecer os textos. Se fosse algo pra rir, eu tenho crise de riso e nao consigo parar.. Sempre fui barrada por mim mesma kk Mais sucesso pra ti ♥

    ResponderExcluir
  2. o mundo do teatro é espetacular, fico feliz por esta gostando desse curso, tenho curiosidade sobre e queria fazer também um dia quem sabe.. fico feliz que vc melhorando a cada vez, conseguindo realizar suas metas, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá, amei sua postagem. Eu sempre amei o teatro, mas tenho um grande problema de timidez e isso me atrapalha até nas apresentações da faculdade, é incrível como o teatro pode ajudar em alguns problemas que temos vejo isso com algumas amigas que praticam e me falam o quanto isso mudou a vida delas de certa forma. Espero que continue crescendo e apesar das dificuldades não desista! Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua experiência. Eu já fiz teatro quando era menor e eu achava o máximo. Depois de um tempo eu percebi que não era pra mim, mas era divertido quando eu fazia. Me ajudou a ser menos tímido. haha bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá! Admiro muito as pessoas que escolhem atuar, acho uma forma de arte linda. Eu não sou tão fã, embora já tenha feito algumas aulas de teatro, prefiro a plateia. Adorei conhecer o seu blog! Está lindo parabéns!!

    ResponderExcluir

FLORES DE OUTUBRO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.